Business

Um guia para iniciantes em ponto cruz

O ponto cruz está aparecendo entre os artesãos e fabricantes hoje. O ponto cruz é simples de aprender. Estas instruções de ponto de cruz para iniciantes certamente ajudarão você a começar a costurar, independentemente do estágio de sua vida.

O que é ponto cruz?

O ponto cruz, um tipo de bordado com fios contados, existe há muitos anos e é uma das formas mais simples de bordado à mão. O ponto cruz é composto por pontos em forma de X que são feitos em tecidos com uma trama aberta e uniforme, como Aida ou linho. Os designs podem ser tradicionais ou modernos, ou qualquer combinação deles.

Projetos de ponto cruz são geralmente vendidos em kits. No entanto, você também pode comprar suprimentos básicos para criar seu próprio projeto de ponto-cruz.

Independentemente da sua escolha, essas são as etapas necessárias para dominar o ponto cruz.

Passo 1: Leia um diagrama de ponto cruz

Gráficos de ponto cruz fornecem informações sobre os melhores lugares para costurar e quais cores usar. A grade de um gráfico de ponto cruz corresponde à grade feita pela trama do tecido. Cada quadrado colorido representa um ponto de cruz.

Você pode escolher qual cor de fio usar combinando símbolos e cores nos quadrados. Para mapear os símbolos para as cores do fio dental, use a legenda no gráfico.

É uma boa ideia quando você inicia um projeto de ponto cruz que não deseja que acabe no meio. Isso garantirá que seu desenho esteja centralizado corretamente no tecido. Os pontos centrais são indicados por pequenas setas localizadas nas bordas padrões de ponto cruz gratuitos.

Olhe para o seu gráfico. Encontre uma área próxima ao centro. É mais fácil começar com uma grande área colorida do que com uma parte de um padrão que muda de cor com frequência.

Passo 2: Prepare o tecido

O ponto cruz pode ser feito com vários tecidos. Os mais populares são Aida e Linho. Ambos os tecidos têm tendência a desfiar quando são cortados. É uma boa ideia, especialmente se você estiver trabalhando em um projeto grande que precisará de muito manuseio, unir as bordas antes de começar a costurar.

Se você tiver um overloque ou um ponto em zigue-zague para minimizar o desgaste, use-o para costurar nas bordas. Você também pode usar fita adesiva para unir as bordas se não quiser costurá-las.

Etapa 3: localize o centro do tecido

Dobre o tecido ao meio para encontrar o centro. Em seguida, dobre-o ao meio novamente. Para marcar o centro do tecido, aperte e dobre ao meio. Para marcar ainda mais o ponto, você pode colocar um alfinete ou fazer uma pequena costura.

Passo 4: Use uma moldura ou bastidor

Existem muitos estilos e tipos de bastidor de bordar. Fica a critério do usuário usar um ou outro. Um bastidor de bordar pode ser mais fácil para iniciantes do que para costureiros experientes.

Primeiro, solte o parafuso para fazer um aro. Em seguida, separe as duas peças. Coloque o lado plano do redondo com o parafuso removido em uma superfície de trabalho ou mesa. Coloque o tecido em cima do bastidor. Certifique-se de que o centro do tecido esteja dentro do centro do bastidor. A outra rodada deve ser colocada sobre o tecido. Pressione-o para baixo até que o tecido esteja entre os aros. À medida que aperta o parafuso no bastidor, puxe delicadamente o tecido esticado. Você não deve puxar muito apertado, pois pode causar distorções na trama do tecido.

Etapa 4: prepare seu tópico

Escolha a cor do fio dental que deseja usar e corte-a em 18 polegadas. É mais provável que você dê um nó na linha se deixar o comprimento muito longo.

Seis fios de fio de bordar são torcidos juntos para fazer a maior parte do fio dental. Dependendo do tecido usado, você pode precisar apenas de um ou dois fios para costurar.

Segure o fio dental com uma mão e aperte uma ponta com a outra para separar os fios. Puxe lentamente a mecha para cima e para fora até que ela se separe do resto. Um fio deve ser puxado de cada vez. Múltiplos fios puxados de uma só vez podem fazer com que o fio dental fique emaranhado.

Passo 5: Passe a linha na agulha

O ponto cruz geralmente é feito com uma agulha de tapeçaria com ponta arredondada. Seu tecido determinará o tamanho de sua agulha. Use a agulha incluída se estiver costurando um kit. Você também pode ler este artigo escolhendo a agulha de ponto cruz certa.

Você deve enfiar a agulha da mesma forma que faria para costurar à mão. Você não deve dar um nó na cauda. Ao costurar a cauda, não use um nó. Pontos de cruz devem ser evitados, pois podem causar caroços.

Passo 6: Faça uma linha com ponto cruz

O ponto cruz geralmente é feito em carreiras, indo da esquerda para a direita. Consulte o diagrama de costura para determinar onde você deve começar a costurar.

Comece pela parte de trás do tecido e leve a agulha para cima através do orifício em direção à frente. Deixe cerca de um centímetro de linha para trás. Ao prender a cauda, cubra-a com os pontos.

Para fazer um ponto meia-cruz (/)., passe a agulha diagonalmente pelo buraco de onde você começou. Para evitar que a cauda escorregue, certifique-se de segurar a cauda na parte de trás.

Comece o segundo ponto meia-cruz passando a agulha pelo orifício logo abaixo do que acabou de usar. Certifique-se de puxar bem a linha antes de vire o tecido.

Continue costurando ao longo da linha até chegar a uma série de pontos meia-cruz

Passo 7: Faça pontos de cruz individuais

Pode ser mais eficiente completar um ponto de cruz em algumas áreas do desenho antes de passar para a próxima. Esta é uma alternativa para trabalhar em linhas. Para fazer pontos de cruz individuais, siga o diagrama abaixo.

Etapa 8: interrompa seu tópico

Continue costurando até que a linha esteja completamente drenada ou você tenha esgotado seu padrão. Para prender a linha, coloque a agulha na parte de trás do tecido. Tenha cuidado para não aparar muito perto.

Join The Discussion